Imprimir
Categoria: Aulas
Acessos: 17843

Autor: Gabriel Magalhães Nunes Guimarães (www.gabriel.med.br)

Conflitos de interesse: coordenador do núcleo de comunicação da SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia), membro da SADIF e Coopanest-DF, membro da SBED (Sociedade Brasileira para estudo da dor), membro da ABRAMEDE-DF, sócio da SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde), co-responsável pelo CET Anestesiologia Universidade de Brasília, responsável técnico (anestesiologia) do Hospital Universitário de Brasília e Instituto Castro e Santos (DF), sócio do Instituto Castro e Santos, sócio da SANI (Serviços de Anestesiologia Integrados) que presta serviços ao Hospital Sirio-Libanês Brasília, professor voluntário da CLC (Clínica Cirúrgica) da Universidade de Brasília, cientista de dados, desenvolvedor de sistemas.

Importante: nenhum dos meus conflitos de interesse está relacionado com venda de livros, exponho aqui minha opinião baseada em minha experiência.

Qual livro escolher como base para os estudos da residência médica em anestesiologia?

É um tema um pouco complicado para você confiar apenas na opinião de um colega residente ou qualquer anestesiologista formado (você não terá como saber ainda se ele é realmente seu modelo de estudos).

Vou tentar ajudar dando argumentos sobre fatores que acho que devem ser considerados:

Livro resumido ou não?

  1. Para revisões rápidas, livros resumidos são excelentes.
  2. Para aprender a primeira vez, sua retenção será muito menor em livros resumidos:
    1. Em livros completos, o conhecimento não vem como dogma, tópico solto: ele é conectado a exemplos, à história do conhecimento (que muitas vezes é o que faz saber aquilo ter sentido), e é repetido algumas vezes (o que vai fazer você lembrar depois com mais facilidade).
  3. Bons livros completos possuem os resumos em seus capítulos, sejam como keypoints ou como quadros e tabelas. Mesmo que não vá conseguir ler todos os tópicos em um livro completo, o que você ler neles já fará uma diferença.
  4. Os livros texto completos são os preferidos pelas bancas de concursos e que fazem questões das provas da SBA (prova anual, trimestral e TSA).
  5. Em minha experiência como instrutor de residência médica: nunca nenhum residente, ao final da residência ou depois, durante a vida profissional, manifestou para mim arrependimento de ter lido um bom livro texto completo, na verdade vários manifestam o oposto, que, apesar do esforço, reconheciam que valeu a pena. Agora muitos que estudaram apenas em resumos, hoje manifestam arrependimento e dificuldades com TSA.

Minha sugestão: escolha um livro que contextualize o conhecimento, para que você realmente aprenda. Pare de teimar e ler resumos de última hora e ter que reler antes da prova trimestral, antes da prova anual e reler tudo novamente para o TSA. Se você estudar em um bom livro, vai precisar reler apenas poucos dos capítulos para essas provas e vai reter muito mais. Mas tenha uma rotina de estudos ou não vai conseguir!

Livro em português ou em inglês?

  1. Geralmente, os melhores livros estão em inglês. Uma exceção é quando existe versão equivalente de um bom livro em português, como é o caso do Miller neste momento.
  2. Não fuja: você vai precisar se acostumar a ler em inglês ou seu conhecimento será sempre defasado, inferior. No mercado de hoje, mas em especial na evolução que está acontecendo, isso significa que você vai ter piores oportunidades.
  3. Exceto pelos artigos da Revista Brasileira de Anestesiologia, todos os melhores artigos são publicados em inglês. É obrigatório pelo MEC e pela SBA que a residência faça um clube de revista semanal (mesmo que com outro nome) no qual discuta artigos científicos. Isso ajuda você a ter crítica e ser minimamanete atualizado. Você vai precisar se acostumar com os termos mais usados em textos técnicos em inglês de artigos sobre anestesiologia.

Minha sugestão: se houver a versão mais nova do livro em português, do Miller, Barash ou Longnecker, é excelente opção para ser sua base. Mas compre também (se tiver condições) o tratado da SAESP ou Manica, para revisões rápidas antes de provas. O Bases do Ensino em Anestesiologia é gratuito para sócios aspirantes da SBA.

Miller, Barash ou Longnecker?

Os três livros são excelentes, eu até tenho minha ordem de preferência (Miller, Longnecker, Barash), mas qualquer um deles já é uma base excelente. Atenção que uma versão nova do Miller deve sair logo.

Para dizer qual o melhor livro, vai depender do tema: um livro é melhor que os outros em Equilíbrio Hidroeletrolítico e Ácido-Base(Miller), por exemplo, enquanto outro é melhor em segurança elétrica (Barash) e todos são temas essenciais. Nenhum livro é completo para o programa da SBA exceto SAESP e Bases, que são motivos adicionais para ter esses livros.

Se estiver pensando em provas, pelo histórico do TSA recente, sem dúvida o Miller foi a principal fonte das questões (segundo estatísticas dos próprios membros da comissão do TSA apresentado em aula brilhante no COPA). Algumas vezes cerca de 50% das questões saem dele. Isso não significa que, se você estudou pelo Barash, você iria errar esses 50%, não me entenda errado.

Uma grande vantagem, porém, do Barash e Longnecker, é que eles estão mais atualizados. Você pode comprar o Miller hoje e próximo ano ver o lançamento de um Miller 2020. Considere tudo antes de comprar seu livro.

Minha sugestão: Miller 2015, Longnecker 2018 ou Barsh 2017.

E os outros livros, como Stoelting e demais da SBA?

Tradando dos livros de temas restritos, como livro apenas sobre anestesia venosa, ou livro apenas sobre bloqueios, geralmente todos tem qualidade excelente, a diferença de qualidade entre eles e equivalentes em inglês não é tão grande como nos livros texto.

Durante a residência, para aqueles que já conseguiram ler o básico nos livros texto e estiverem com tempo sobrando, é recomendável ler livros de temas específicos. Mas que fique claro que eles são secundários. Para chegar neste nível, você precisa levar a sério a idéia de rotina de estudos, e ainda assim, vai conseguir ler apenas alguns deles durante a residência.

Provavelmente, a maior aplicação deles durante a residência é para aprofundar seus conhecimentos em algum assunto devido a demanda específica, por exemplo, para seu TCC. Também são interessantes para discussão de temas (como sessões de discussão de complicações). Outra situação pontual é ler/levar livro de bloqueios para um estágio ou anestesia com bloqueios. Você vai saber a hora certa.

Outro grupo de livros interessante, são os livros de casos clínicos comentados, mas atenção: leia sempre versões atuais.

Minha sugestão: ler após ler os livros-texto, exceto em situações pontuais.

Onde conseguir livros gratuitos da SBA?

No site da SBA (www.sbahq.org) e no canal de Telegram da SBA (t.me/sbaoficial) é possível baixar o livro texto Bases do Ensino da Anestesiologia e vários e-books de temas específicos, não deixe de ver o catálogo.

 

Tem alguma sugestão a mais para este artigo? Ele pode ser atualizado, mande sua sugestão (com argumentos) para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.