Imprimir
Categoria: Aulas
Acessos: 6630

Escolha da pergunta

Este é um tipo de erro muito comum que pode causar muito prejuízo. Um erro em sua pergunta pode significar que todo o resto do trabalho, mesmo que perfeito, seja jogado fora.

Escrever pergunta relevante

Escolha um desfecho principal bem definido, evitando usar como desfecho principal variáveis indiretas. Por exemplo: ao invés de pesquisar incidência de BIS elevado em anestesia venosa total, pesquise incidência de consciência intraoperatória em anestesia venosa total.

A pergunta, para ser relevante, deve ser bem definida. Por isso muitos defendem os acrônimos PICO, PICOS ou SPIDER, que nos ajudam a lembrar de definir vários parâmetros.

SPIDER, PICO e PICOS

PICO PICOS SPIDER 
População População Sample (amostra)
Intervenção Intervenção Phenomenon of Interest (fenômeno de interesse)
Comparação Comparação Design (delineamento)
Outcome (desfecho) Outcome (desfecho) Evaluation (avaliação)
- Study type (tipo de estudo) Research Type (tipo de estudo)

 

Não esqueça de definir bem:

Evitar repetição

Diferente do que ocorre na pesquisa clínica, repetir revisões não é tão útil, a não ser que você considere que o que esteja publicado esteja errado metodologicamente.

Por este motivo, veja se sua pergunta já não foi respondida há pouco tempo (busca comum em MEDLINE e google acadêmico por exemplo) ou se já não está prestes a ser publicada por outra equipe (ver em ClinicalTrials, PROSPERO e CDSR).

IMPORTANTE - Critérios mínimos

Se você vai se dar ao trabalho de fazer uma revisão sistemática, você deve estar pensando em publicar depois.

Se você realmente deseja publicar, considere adesão aos seguintes critérios mínimos:

  1. Seguir o guia metodológico da Cochrane naquilo que for aplicável (Cochrane Handbook: http://handbook.cochrane.org/ )
  2. Tente avaliar desfechos principais, que certamente são relevantes para o paciente (não desfechos que podem estar associados a desfehcos importantes, ver exemplo na escolha da pergunta).
  3. Sua estratégia de busca deve ser reprodutível e atualizada.
  4. A análise estatística deve ser planejada e pré-definida, incluindo detalhes sobre análise de sensibilidade e análise de subgrupos.
  5. Registrar o protocolo detalhado de sua revisão antes de iniciar! Sugiro usar o PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews) porque outros registros são adaptados para outros tipos de etudos. Uma alternativa é usar o Cochrane Database of Systematic Reviews (CDSR).
    1. Aproveite para aprender com outros exemplos publicados no PROSPERO! http://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO/
  6. Avaliação e descrição detalhada de erros sistemáticos (vieses) e aleatórios: http://www.ctu.dk/tools-and-links/trial-sequential-analysis.aspx
  7. Classificar a qualidade de cada evidência de acordo com o GRADE (Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation) ou equivalente: http://www.bmj.com/content/336/7650/924
  8. Seguir o guia de redação para Revisões Sistemáticas e Metanálises (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) statement: http://www.bmj.com/content/339/bmj.b2535.full?view=long&pmid=19622551)

Praticamente todas os periódicos agora exigem esses critérios para aceitar seu artigo. Muito cuidado porque alguns erros cometidos não podem ser corrigidos depois do final do trabalho.

Número de autores

Lembre que o número mínimo de autores para uma revisão sistemática é três. Cada artigo deverá ser avaliado por dois autores, preferencialmente de maneira cega (ou seja, um autor não sabe o que o outro pensa sobre o artigo), sendo casos de empates decididos por um terceiro autor. Não faça uma revisão sistemática com menos que três autores.

 

Este texto não é um guia completo para planejamento de metanálises, apenas uma seleção de dicas que considero importante baseado em minha experiência com residentes.

Boa revisão para você que vai levar essas dicas a sério,

Gabriel Magalhães Nunes Guimarães

Médico Anestesiologista, Mestre em Ciências

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.